Cirurgia do Lula: o que é e como é feita a artroplastia total do quadril

O presidente Lula, de 77 anos, acabou de passar por uma artroplastia total do quadril, no lado direito do corpo. A cirurgia foi realizada na unidade de Brasília do hospital Sírio-Libanês.

Mas você sabe o que é a artroplastia total do quadril?

A artroplastia total do quadril é uma cirurgia ortopédica em que a articulação do quadril é substituída por uma prótese artificial. Ela é realizada quando a articulação do quadril está danificada devido a condições médicas como artrose, artrite reumatoide, fraturas do quadril graves ou outras doenças que causam dor intensa e limitam a mobilidade.

Na cirurgia de substituição do quadril, a artroplastia total de quadril, os médicos trocam o quadril doente ou danificado por um implante que consiste em uma haste femoral com uma cabeça (esfera) e uma taça de encaixe (concha acetabular e revestimento)

A haste femoral é feita de metal (geralmente uma liga de titânio ou cromo-cobalto ou aço inoxidável). A cabeça é feita de cerâmica ou metal. A taça é composta de 1 ou 2 partes, dependendo do procedimento: cimentado (geralmente apenas um componente de polietileno) ou não cimentado (concha acetabular metálica e o revestimento). No caso de uma concha acetabular metálica, um revestimento cerâmico ou de polietileno articula contra a cabeça. Todos os materiais utilizados na artroplastia de quadril são altamente biocompatíveis.

Como é feita a artroplastia total do quadril?

Segundo uma reportagem do G1, a cirurgia do Lula foi feita com uma incisão na face lateral direita da coxa. Ou seja, foi utilizada a técnica Via Anterior: o cirurgião pode acessar a articulação do quadril com incisões em diferentes regiões da articulação, sendo mais comuns na região lateral ou posterior. Apesar de ser uma cirurgia de grande porte, a técnica pode ser considerada de conduta minimamente invasiva, pois conta com uma incisão menor do que no método convencional. Isso significa que os músculos e tendões são preservados, respeitando a anatomia, vasos e nervos da região.

Além disso, a técnica escolhida ajuda na diminuição da dor no pós-operatório, no tempo de reabilitação, no tempo de internação no hospital e no retorno mais rápido às atividades diárias.

Confira aqui a explicação do Dr Marco Aurélio em vídeo. 

O pós-operatório da artroplastia total do quadril dói muito?

Não. Na verdade, nada é pior do que a dor e a limitação da artrose. A maioria dos pacientes relata que a cirurgia e o pós-operatório foram muito mais tranquilos do que esperavam. Ao contrário da técnica convencional (mais comum), em que a recuperação leva vários meses e é mais dolorosa, a técnica por via anterior tem recuperação mais rápida e fácil. Acesse a seção de depoimentos do site e veja isso. 

Como é a recuperação da artroplastia total do quadril?

Alguns pacientes se recuperam mais cedo do que outros, dependendo da idade, do estado de saúde e da resposta à reabilitação.

O tempo médio de recuperação total é de cerca de dois a três meses e varia com cada paciente. A fisioterapia começa enquanto o paciente ainda está no hospital e continua em casa ou em uma unidade de reabilitação especificamente designada.

A terapia ambulatorial é geralmente recomendada a partir de então por até seis a oito semanas após a  cirurgia. A essa altura, a maioria dos pacientes já está mais independente e pode se exercitar por conta própria.

Essa cirurgia é muito eficaz em aliviar a dor, melhorar a qualidade de vida e permitir que as pessoas voltem a realizar atividades cotidianas. No entanto, é importante lembrar que a artroplastia total do quadril é uma decisão séria e deve ser cuidadosamente discutida com um médico, levando em consideração os riscos e benefícios, bem como as expectativas do paciente em relação ao procedimento.

Saiba mais sobre o Dr Marco Aurélio aqui. 

2023-09-29T22:30:26-03:00
Ir ao Topo