O joelho é uma estrutura bastante complexa: ele precisa ter bastante estabilidade para suportar o corpo todo, mas também precisa ser muito flexível para que seja possível andarmos, corrermos, pularmos e realizarmos tantos outros movimentos e esportes como o futebol, que exigem rotações rápidas e bruscas. Por isso mesmo, o joelho está exposto a lesões como a do Ligamento Cruzado Anterior (LCA), uma das mais frequentes.

A lesão do LCA ocorre quando há o estiramento ou ruptura das fibras do Ligamento Cruzado Anterior. Se houver uma ruptura completa desse ligamento, a estabilidade do joelho fica comprometida. Tendões, meniscos, cartilagem e outros ligamentos sofrem sobrecarga e o joelho entra em um processo de desgaste precoce.

A lesão pode acontecer de forma completa, quando os dois lados do LCA são rompidos, ou de forma parcial, quando acomete apenas um lado. Nos dois casos, há danos ao joelho.

Sintomas de lesão no Ligamento Cruzado Anterior

Quando acontece a lesão do Ligamento Cruzado Anterior, geralmente se ouve um estalo no joelho e vem a dor intensa. Pode ocorrer inchaço horas depois, e se a lesão acontece durante um jogo de futebol, por exemplo, a dor é tamanha que é impossível terminar a partida.

Pode haver a dificuldade de andar, sensibilidade na articulação – sintomas que geralmente desaparecem após alguns dias. A partir daí, fica apenas a instabilidade (falseio), o que caracteriza a lesão no Ligamento Cruzado Anterior.

Tratamento da lesão no Ligamento Cruzado Anterior

O tratamento da lesão no Ligamento Cruzado Anterior leva em conta cada quadro. Quando o paciente é um adulto jovem, ou atleta, o tratamento cirúrgico é uma boa opção a ser avaliada. Saiba mais sobre a artroscopia, cirurgia segura e eficaz indicada a alguns casos de lesão no Ligamento Cruzado Anterior.

[fusion_widget_area name=”avada-blog-sidebar” title_size=”” title_color=”” background_color=”” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” /]

Outros artigos

  • Dr Marco Aurélio - https://drmarcoaurelio.com.br

7 atividades físicas para praticar no verão

O verão é a época perfeita para aproveitar o ar livre e variar seus exercícios físicos. Aqui estão alguns tipos de atividades que podem ser praticadas durante essa estação, proporcionando diversão e benefícios para a [...]

FALE CONOSCO

Você pode entrar em contato pelos telefones, redes sociais ou pode enviar uma mensagem