Artrite Reumatoide: o que é, sintomas, causas e tratamento

A artrite reumatoide é uma doença autoimune crônica que afeta as articulações, causando inflamação e danos progressivos no corpo. Nessa condição, o sistema imunológico ataca erroneamente o revestimento das articulações (a membrana sinovial), levando a inflamação crônica, dor, inchaço e outros danos.

Por exemplo, você sabia que a artrite reumatoide é uma das principais causas da artrose no quadril? Saiba mais aqui.

Por isso, é preciso ficar atento a todos os sinais e procurar um especialista para o diagnóstico e tratamento correto.

Sintomas da artrite reumatoide

Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, mas geralmente incluem dor nas articulações, rigidez matinal prolongada, inchaço, vermelhidão e perda de função nas articulações afetadas. A doença é simétrica, o que significa que afeta geralmente as mesmas articulações dos dois lados do corpo.

Causas da artrite reumatoide

A causa exata da artrite reumatoide ainda não é completamente compreendida, mas acredita-se que envolve uma combinação de fatores genéticos e ambientais. O sistema imunológico, que normalmente protege o corpo contra infecções, ataca as próprias articulações por engano.

Diagnóstico da artrite reumatoide

O diagnóstico envolve uma avaliação clínica por um médico reumatologista, exames de sangue para detectar marcadores inflamatórios e anticorpos específicos (como o fator reumatoide e o anticorpo antipeptídeo citrulinado cíclico – anti-CCP), bem como exames de imagem, como radiografias ou ressonância magnética.

Tratamento da artrite reumatoide

O tratamento visa controlar a inflamação, aliviar os sintomas e prevenir danos nas articulações. Isso geralmente envolve medicamentos, como anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), corticosteroides, medicamentos modificadores da doença (DMARDs) e terapias biológicas. A fisioterapia e a terapia ocupacional também são frequentemente usadas para melhorar a função articular.

Além da medicação, a adoção de um estilo de vida saudável, que inclui exercícios de baixo impacto, alimentação balanceada e gerenciamento do estresse, pode ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas com AR.

A artrite reumatoide requer acompanhamento médico constante. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para minimizar os danos nas articulações e melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas por essa condição.

2023-10-11T23:13:06-03:00
Ir ao Topo