Condromalácia Patelar e a dor na frente do joelho: saiba tudo sobre ela

Doença muito comum e também chamada de Síndrome Femoropatelar, a condromalácia patelar se resume basicamente ao amolecimento da cartilagem. É uma doença que traz dores da frente do joelho – saiba tudo sobre o joelho aqui – e alguns estalos quando a pessoa se movimenta.

As mulheres são as mais atingidas por esse problema, por conta da anatomia das pernas femininas, com os joelhos mais voltados para dentro e por razões como o uso de saltos, que pressionam ainda mais essa região. Inclusive, o gênero é um dos fatores que podem levar à artrose no joelho.

Outros fatores que podem causar a condromalácia patelar: falta de alongamento, atividade física com posturas erradas, sobrepeso, artrose e lesões traumáticas repetitivas no joelho, no trabalho ou na academia. Se posso te dar um conselho, é: alongue-se sempre.

Entre os sintomas estão as dores, mas elas nem sempre surgem. Às vezes a doença é silenciosa. O tratamento da maioria dos casos pode envolver medicamentos e fisioterapia, ou ainda o Ácido Hialurônico, substância que injetada complementa a região que protege a cartilagem no joelho, e assim, tem-se o alívio das dores.

Se os tratamentos não-cirúrgicos não fizerem efeito, é preciso partir para a cirurgia. Nesse caso, a artroscopia é o procedimento mais indicado e seguro para se livrar das dores constantes da condromalácia.

Dicas para aliviar as dores da condromalácia patelar

– Compressa de gelo três vezes ao dia, por 20 minutos em cima da patela pode ser uma boa medida para amenizar as dores. A questão é fazer do jeito certo e isso envolve aprender essa e outras questões do tratamento, o que só um médico poderá receitar.

– Dê um tempo nos esportes de alto impacto (futebol, corrida) e substitua pelas de baixo impacto, como natação ou hidroginástica.

– Evite carregar peso e treinar além do que você pode.

– Alongamentos são muito importantes, e o médico vai te orientar sobre isso.

– Evite ficar sentado por muito tempo, com joelho em ângulo de 90 graus.

– Evite más posturas, como ficar com as pernas cruzadas por longos períodos.

– Para dormir, use um travesseiro entre os joelhos, para diminuir a pressão entre eles.

– Use sempre calçados confortáveis, principalmente durante a atividade física.

– Emagrecer ajuda, já que alivia a pressão do peso corporal sobre o joelho.

2023-05-02T15:41:37-03:00
Ir ao Topo