A artrose no joelho – saiba tudo sobre joelho aqui – é um problema bastante comum, já que essa articulação tem uma função muito difícil: carregar nosso peso corporal. Portanto, não é surpreendente que os joelhos sejam as articulações mais vulneráveis a lesões ou ao desenvolvimento de doenças articulares degenerativas como a artrose (osteoartrose). Nela, a cartilagem deteriora-se, e os ossos começam a friccionar diretamente um no outro. O resultado é dor na articulação, que piora dia após dia, limita os seus movimentos e atividades, afeta seu humor, sua saúde e seu bem-estar geral!

Aproveite para ler aqui as principais tendências na cirurgia de prótese de joelho.

Sintomas mais comuns da artrose no joelho

Dor, que aumenta quando você está ativo, mas melhora um pouco com o repouso, inchaço, sensação de calor na articulação, rigidez no joelho, especialmente pela manhã ou quando sentado por um tempo, diminuição da mobilidade do joelho – tornando difícil realizar atividades simples como entrar e sair de carros, sentar em cadeiras baixas, subir escadas ou andar distâncias longas, rangido – som de estalo que é ouvido quando se movimenta o joelho.

Fatores que podem levar à artrose no joelho

Idade: A capacidade de cicatrização da cartilagem diminui à medida que envelhecemos

Peso: A artrose associada a obesidade é explicada pelo fato de que a força que passa pelo joelho em uma caminhada, em um terreno plano, corresponde a 3 a 4 vezes o peso do nosso corpo. Isso significa que um acréscimo de 5 kg na balança corresponde a um aumento de 15 kg a 20 kg sobre a articulação.

Hereditariedade: Isso inclui mutações genéticas que podem tornar uma pessoa mais propensa a desenvolver artrose do joelho. Também pode ser devido a anormalidades hereditárias na formação dos ossos que compõem a articulação do joelho.

Gênero: Mulheres com 55 anos ou mais têm maior probabilidade do que homens de desenvolver osteoartrose do joelho.

Lesões por estresse repetitivo: Pessoas com ocupações que incluem atividades que podem sobrecarregar a articulação, como ajoelhar, agachar ou levantar muito peso (25 kg ou mais), são mais propensas a desenvolver artrose do joelho, por causa da pressão constante na articulação.

Esporte de alto rendimento: Atletas envolvidos com futebol, tênis ou corrida de longa distância podem ter maior risco de desenvolver osteoartrose do joelho. Isso significa que eles devem tomar precauções para evitar lesões. No entanto, é importante observar que exercícios moderados regulares fortalecem as articulações e podem diminuir o risco de artrose.

Outras doenças: Pessoas com artrite reumatoide, o segundo tipo mais comum de artrite, também têm maior probabilidade de desenvolver artrose. Pessoas com certos distúrbios metabólicos, como acúmulo de ferro ou excesso de hormônio do crescimento, também correm um risco maior de desenvolver osteoartrose.

Joelho e quadril são as especialidades do Dr. Marco Aurélio. Quer saber mais sobre ele? Clique aqui!