Qual a diferença entre tendinite e bursite no quadril?

É preciso pontuar algumas questões para entender a diferença entre tendinite e bursite no quadril.

Falando da tendinite dos glúteos (saiba mais aqui) e da bursite trocantérica, existem algumas diferenças-chave:

  • Estrutura afetada: A tendinite dos glúteos afeta os tendões dos músculos glúteos que são uma fibra resistente que conecta o músculo ao osso; enquanto a bursite trocantérica envolve a inflamação da bursa trocantérica que é uma bolsa cheia de líquido que atuam como almofadas entre os ossos e outras partes do corpo, como músculos, tendões e pele.
  • Localização da dor: Enquanto a tendinite dos glúteos geralmente causa dor na região das nádegas ou quadril, que pode irradiar para a coxa, a bursite trocantérica causa dor principalmente na lateral do quadril, que também pode irradiar para a coxa.
  • Causas: Embora ambas possam ser causadas por uso excessivo ou lesão, a tendinite dos glúteos é mais relacionada à degeneração ou estresse nos tendões dos músculos glúteos, enquanto a bursite trocantérica pode ser mais associada a problemas mecânicos ou de alinhamento, além de inflamação direta da bursa.

Ambas as condições podem requerer abordagens semelhantes de tratamento, incluindo repouso, aplicação de gelo, medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia. Em alguns casos, injeções de corticosteroides ou cirurgia podem ser consideradas para aliviar os sintomas.

Vale deixar claro aqui que cada pessoa deve ser avaliada por um especialista individualmente. Afinal, uma dor no quadril pode revelar bursite, tendinite, artrose, uma lesão ou até uma doença mais grave – e a diferença entre elas só um ortopedista poderá analisar.

2024-02-26T12:09:50-03:00
Ir ao Topo