Há inúmeras causas para ter dor no quadril, é claro. A intenção é trazer as mais comuns, e, acima de tudo, transmitir a mensagem de que cada pessoa deve ser avaliada individualmente. Afinal, uma dor no quadril pode revelar desde uma simples lesão a uma doença mais grave – e a diferença entre elas só um ortopedista poderá analisar.

1 – Artrite ou artrose

A doença geralmente surge após os 60 anos, mas também acomete pessoas mais jovens. É uma dor que surge ao andar, sentar ou fazer outras atividades que mobilizam a articulação do quadril. É mais comum do que se imagina. Saiba tudo sobre artrose aqui.

2 – Compressão do nervo ciático

É uma dor que se localiza na parte de trás do quadril, ou seja, começa nas nádegas e irradia para a perna, com sensação de ardor ou dificuldade de andar.

3 – Bursite no quadril

A dor é geralmente profunda, causada por inflamação de uma parte chamada bursa. Afeta o meio da articulação e irradia pela parte lateral da coxa. Quando a dor é na lateral do quadril, ela é chamada de bursite trocantérica. As dores da bursite aumentam quando a pessoa sobe escadas ou corre.

4 – Reumatismo

É uma dor que pode ser causada por artrite ou artrose, devido à inflamação e ao desgaste progressivo da articulação do quadril.

5 – Tendinite no quadril

É uma inflamação dos tendões dos músculos na região dos glúteos que causa dor na articulação do quadril. As dores surgem na lateral do quadril e podem irradiar para a lateral da coxa. Aparecem principalmente após exercícios como caminhar ou correr.

6 – Fratura no quadril

Uma dor bastante incômoda para andar ou que impossibilite encontrar uma posição confortável sentado ou deitado, pode revelar uma fratura. Principalmente no caso de idoso, ou mesmo em qualquer idade após passar por algum choque – queda, acidente de carro ou moto sem lesão aparente. Se houver dor, não hesite em marcar uma consulta médica para checar se o seu quadril foi afetado.