A cirurgia de prótese de joelho ou a cirurgia de prótese de quadril Via Anterior (AMIS) são dois procedimentos bastante seguros, se feitos com uma equipe médica responsável e experiente – saiba mais sobre o Dr. Marco Aurélio –, que faça um acompanhamento pré e pós-cirúrgico seguindo os padrões estabelecidos.
Eu e minha equipe realizamos uma média de 30 a 35 cirurgias por mês – só de prótese são entre 10 e 15 por mês. Vejo que muitos pacientes têm dúvidas, por isso listei as mais comuns abaixo, com as respostas. Veja se alguma delas faz parte dos seus questionamentos:
Em quanto tempo vou me recuperar?
Geralmente, a alta do hospital após a cirurgia por Via Anterior (AMIS) ocorre entre um e dois dias pós-cirurgia. Seguindo as orientações de fisioterapia, nutrição e medicamentos, a maioria dos pacientes se recupera em 30 dias e pode voltar às atividades comuns.
Quanto tempo dura a cirurgia?
A cirurgia de prótese de quadril ou de joelho minimamente invasiva dura em média de 1h a 1h40. Mas existe a preparação pré-cirurgia, que contempla anestesia, posicionamento e, eventualmente, sondagem vesical (da bexiga), dura 40 minutos. Após a cirurgia, o paciente fica em recuperação, por volta de 1h30. Ou seja, o tempo total, da saída do quarto até a volta, varia entre 4 e 5 horas.
Vou precisar de andador ou de muletas?
Sim, você precisará de muletas e/ou andador – o médico poderá orientar em relação a esse equipamento. Isso porque logo após a cirurgia, tanto na de quadril como na de joelho , a orientação é que o paciente caminhe, seguindo as orientações corretas de como andar, sentar e fazer outros movimentos.
Poderei retomar a atividade física em quanto tempo?
A maioria das atividades físicas de baixo impacto pode ser feita normalmente após 2 meses de cirurgia. Em alguns casos, esse tempo pode ser até menor – tudo depende da recuperação, que é diferente em cada caso.
Em quanto tempo vou poder retomar a atividade sexual?
Geralmente pacientes em pós-operatório pela técnica AMIS relatam que entre 3 e 4 semanas puderam retomar a atividade sexual. A maioria deles conta também que sua vida sexual melhorou bastante após a cirurgia. Um estudo americano já mostrou números interessantes a respeito da atividade sexual após a cirurgia de prótese de quadril ou de joelho (com técnicas minimamente invasivas): 42% dos pacientes pós-operatórios tiveram melhora na libido, 36% dos pacientes tiveram aumento da duração da relação sexual, 41% dos pacientes relataram aumento da frequência sexual, 55% melhoraram a autoimagem sexual e 84% apresentaram melhora no bem-estar geral. Veja que bacana: 90% dos pacientes apresentaram melhora na função sexual geral – a maior taxa de melhora é nos pacientes com reposição total do quadril. Leia mais aqui sobre o sexo após uma cirurgia de prótese no quadril.
Quanto tempo dura a prótese?
A prótese dura entre 25 e 30 anos, mas isso depende de o paciente seguir as recomendações médicas, do quanto o paciente vai “usá-la” da forma correta e de outros fatores que precisam ser seguidos para que ela tenha maior durabilidade.
De que material é a prótese?
A prótese é composta de diferentes partes. A escolha mais atual para a prótese de quadril é aliar partes de metal (geralmente titânio), polietileno e cerâmica. No entanto, a escolha da prótese é uma decisão técnica feita pelo médico e leva em consideração as especificidades de cada paciente. Se seu médico é um especialista e possui ampla experiência, ele sabe escolher a melhor prótese, com qualidade garantida para que você use por um bom tempo. Em relação a marcas, não existe uma prótese melhor que outra. O que determina a durabilidade da prótese é seguir as recomendações médicas e fazer o acompanhamento anual para detectar possíveis desgastes futuros e agir preventivamente.
Vou precisar fazer dieta especial?
Essa preocupação com a nutrição é muito comum. Mas é mito que existe restrição de carne, ou de qualquer outro alimento. A dieta do pós-operatório é normal, sempre com preferência a uma alimentação saudável.
Vou precisar de acompanhante?
Sim. As primeiras duas semanas após a cirurgia trazem a fase de adaptação e eventuais limitações normais a qualquer cirurgia. Geralmente é bom que o acompanhante possa dedicar pelo menos 15 dias a essa função.
É possível diminuir o quadril?
Sempre me perguntam se a cirurgia tem algum efeito estético, ou se ela pode diminuir o quadril. A resposta é simples: não há nenhum efeito estético, não é possível mudar os contornos corporais com a cirurgia de prótese de quadril. A cirurgia consiste em substituir elementos desgastados do quadril ou do joelho por uma prótese que irá realizar os mesmos movimentos, e devolver o bem-estar que a pessoa tinha antes das dores de artrose.
Outros artigos
Sistema robótico ROSA em cirurgias de prótese de quadril: como funciona e vantagens
O sistema ROSA (Robotic Surgical Assistant) é um assistente cirúrgico robótico desenvolvido para ajudar os cirurgiões durante cirurgias de prótese de quadril. Ele combina a precisão da robótica com a experiência do cirurgião para melhorar [...]
Dor no inverno: quem tem artrose sofre mais nos dias frios?
Essa é uma questão recorrente nas redes sociais e no consultório também: É comum sentir mais dor no inverno? De acordo com um estudo de 2007 da Tufts University, em Boston, quando a pressão barométrica [...]
Prótese de quadril via anterior: como funciona a cirurgia
Na cirurgia de prótese de quadril via anterior, a artroplastia total de quadril, os médicos trocam o quadril doente ou danificado por um implante que consiste em uma haste femoral com uma cabeça (esfera) e [...]