Uma pesquisa realizada por um grupo de médicos de Nova York em pacientes com menos de 70 anos de idade revelou que 90% tiveram uma melhora geral na função sexual após uma cirurgia de prótese de quadril. Outro levantamento americano, de 2017, descobriu que 44% dos pacientes que passaram pelo procedimento relataram melhorias na satisfação sexual e 27% relataram aumento na frequência das relações sexuais.

E mais: as mulheres são as que mais dizem sentir melhorias no sexo após as cirurgias de prótese de quadril.

Além de todos esses números, diversos especialistas mundo a fora são categóricos em afirmar que sexo, após a cirurgia de prótese do quadril, pode sim ser mais confortável e muito mais agradável. Para isso, basta que alguns cuidados sejam tomados.

Quais cuidados tomar ao fazer sexo depois de uma cirurgia no quadril?

1. A primeira regra geral é dar tempo ao tempo. Ou seja, garantir que você já esteja pronto para retomar a atividade sexual, sem o risco de lesões. Em geral, isso deve acontecer em torno de quatro a seis semanas após a cirurgia.

2. Na dúvida, vale sempre a segunda regra geral: converse com o seu médico! Faça seus questionamentos, tire suas dúvidas e ganhe segurança nesse diálogo. Ele é a pessoa mais indicada para esclarecer as questões que podem surgir.

3. Feito isso, há ainda uma terceira dica para ser certeiro: cuidado com as posições. Como nos primeiros meses após a cirurgia o paciente deve evitar flexão extrema da articulação do quadril, algumas posições sexuais são mais recomendadas do que outras.

Recomendações de posições para homens

  • Normalmente, é seguro se posicionar no sexo tanto na parte superior quanto inferior. O importante mesmo é atentar-se para que suas pernas mantenham-se abertas e com os dedos dos pés apontados para fora.
  • No caso de sexo em pé, lembre-se de estar bem apoiado.
  • Se escolher ficar sentado, não flexione os quadris mais do que 90 graus.
  • Também é possível fazer sexo com segurança deitado sobre o lado cirúrgico do quadril – se não for uma posição dolorosa. Só é importante se certificar de que o lado cirúrgico esteja apoiado em travesseiros para evitar torções e rotações internas.

Recomendações de posições para mulheres

  • Não importa a posição desde que evitem flexionar os quadris mais de 90 graus durante o sexo. Devido a essa limitação, algumas opções – como ficar sentada – são arriscadas após a cirurgia de quadril. Isso também torna inseguro fazer sexo em posições inclinadas e apoiada nas mãos e joelhos.
  • De modo geral, a posição mais segura para mulheres que fizeram uma prótese de quadril é a mais tradicional, chamada popularmente de “papai e mamãe”. Vale destacar que é importante que as pernas mantenham-se abertas e com os dedos dos pés apontados para fora.
  • Assim como os homens, as mulheres também pode fazer sexo com segurança apoiadas sobre o lado cirúrgico, desde que essa posição não cause dor. Deitada sobre o lado não cirúrgico, é preciso se certificar de que o lado cirúrgico esteja apoiado em almofadas ou cobertores para evitar torções e rotações internas.

A recomendação final é ir devagar e parar se sentir dor ou incerteza no começo. Com o tempo, estas limitações tendem a diminuir e na maioria dos casos os pacientes tem vida sexual absolutamente normal.

[fusion_widget_area name=”avada-blog-sidebar” title_size=”” title_color=”” background_color=”” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” /]

Outros artigos

  • Dr Marco Aurélio - https://drmarcoaurelio.com.br

7 atividades físicas para praticar no verão

O verão é a época perfeita para aproveitar o ar livre e variar seus exercícios físicos. Aqui estão alguns tipos de atividades que podem ser praticadas durante essa estação, proporcionando diversão e benefícios para a [...]

FALE CONOSCO

Você pode entrar em contato pelos telefones, redes sociais ou pode enviar uma mensagem