Uma pesquisa realizada por um grupo de médicos de Nova York em pacientes com menos de 70 anos de idade revelou que 90% tiveram uma melhora geral na função sexual após uma cirurgia de prótese de quadril. Outro levantamento americano, de 2017, descobriu que 44% dos pacientes que passaram pelo procedimento relataram melhorias na satisfação sexual e 27% relataram aumento na frequência das relações sexuais.

E mais: as mulheres são as que mais dizem sentir melhorias no sexo após as cirurgias de prótese de quadril.

Além de todos esses números, diversos especialistas mundo a fora são categóricos em afirmar que sexo, após a cirurgia de prótese do quadril, pode sim ser mais confortável e muito mais agradável. Para isso, basta que alguns cuidados sejam tomados.

Quais cuidados tomar ao fazer sexo depois de uma cirurgia no quadril?

1. A primeira regra geral é dar tempo ao tempo. Ou seja, garantir que você já esteja pronto para retomar a atividade sexual, sem o risco de lesões. Em geral, isso deve acontecer em torno de quatro a seis semanas após a cirurgia.

2. Na dúvida, vale sempre a segunda regra geral: converse com o seu médico! Faça seus questionamentos, tire suas dúvidas e ganhe segurança nesse diálogo. Ele é a pessoa mais indicada para esclarecer as questões que podem surgir.

3. Feito isso, há ainda uma terceira dica para ser certeiro: cuidado com as posições. Como nos primeiros meses após a cirurgia o paciente deve evitar flexão extrema da articulação do quadril, algumas posições sexuais são mais recomendadas do que outras.

Recomendações de posições para homens

  • Normalmente, é seguro se posicionar no sexo tanto na parte superior quanto inferior. O importante mesmo é atentar-se para que suas pernas mantenham-se abertas e com os dedos dos pés apontados para fora.
  • No caso de sexo em pé, lembre-se de estar bem apoiado.
  • Se escolher ficar sentado, não flexione os quadris mais do que 90 graus.
  • Também é possível fazer sexo com segurança deitado sobre o lado cirúrgico do quadril – se não for uma posição dolorosa. Só é importante se certificar de que o lado cirúrgico esteja apoiado em travesseiros para evitar torções e rotações internas.

Recomendações de posições para mulheres

  • Não importa a posição desde que evitem flexionar os quadris mais de 90 graus durante o sexo. Devido a essa limitação, algumas opções – como ficar sentada – são arriscadas após a cirurgia de quadril. Isso também torna inseguro fazer sexo em posições inclinadas e apoiada nas mãos e joelhos.
  • De modo geral, a posição mais segura para mulheres que fizeram uma prótese de quadril é a mais tradicional, chamada popularmente de “papai e mamãe”. Vale destacar que é importante que as pernas mantenham-se abertas e com os dedos dos pés apontados para fora.
  • Assim como os homens, as mulheres também pode fazer sexo com segurança apoiadas sobre o lado cirúrgico, desde que essa posição não cause dor. Deitada sobre o lado não cirúrgico, é preciso se certificar de que o lado cirúrgico esteja apoiado em almofadas ou cobertores para evitar torções e rotações internas.

A recomendação final é ir devagar e parar se sentir dor ou incerteza no começo. Com o tempo, estas limitações tendem a diminuir e na maioria dos casos os pacientes tem vida sexual absolutamente normal.

Outros artigos

VOLTAR PARA TODOS OS POSTS

FALE CONOSCO

Você pode entrar em contato pelos telefones, redes sociais ou pode enviar uma mensagem

Agendar uma consulta
WhatsApp
Formulário