Uma pesquisa realizada por um grupo de médicos de Nova York em pacientes com menos de 70 anos de idade revelou que 90% tiveram uma melhora geral na função sexual após uma cirurgia de prótese de quadril. Outro levantamento americano, de 2017, descobriu que 44% dos pacientes que passaram pelo procedimento relataram melhorias na satisfação sexual e 27% relataram aumento na frequência das relações sexuais.
E mais: as mulheres são as que mais dizem sentir melhorias no sexo após as cirurgias de prótese de quadril.
Além de todos esses números, diversos especialistas mundo a fora são categóricos em afirmar que sexo, após a cirurgia de prótese do quadril, pode sim ser mais confortável e muito mais agradável. Para isso, basta que alguns cuidados sejam tomados.
Quais cuidados tomar ao fazer sexo depois de uma cirurgia no quadril?
1. A primeira regra geral é dar tempo ao tempo. Ou seja, garantir que você já esteja pronto para retomar a atividade sexual, sem o risco de lesões. Em geral, isso deve acontecer em torno de quatro a seis semanas após a cirurgia.
2. Na dúvida, vale sempre a segunda regra geral: converse com o seu médico! Faça seus questionamentos, tire suas dúvidas e ganhe segurança nesse diálogo. Ele é a pessoa mais indicada para esclarecer as questões que podem surgir.
3. Feito isso, há ainda uma terceira dica para ser certeiro: cuidado com as posições. Como nos primeiros meses após a cirurgia o paciente deve evitar flexão extrema da articulação do quadril, algumas posições sexuais são mais recomendadas do que outras.
Recomendações de posições para homens
- Normalmente, é seguro se posicionar no sexo tanto na parte superior quanto inferior. O importante mesmo é atentar-se para que suas pernas mantenham-se abertas e com os dedos dos pés apontados para fora.
- No caso de sexo em pé, lembre-se de estar bem apoiado.
- Se escolher ficar sentado, não flexione os quadris mais do que 90 graus.
- Também é possível fazer sexo com segurança deitado sobre o lado cirúrgico do quadril – se não for uma posição dolorosa. Só é importante se certificar de que o lado cirúrgico esteja apoiado em travesseiros para evitar torções e rotações internas.
Recomendações de posições para mulheres
- Não importa a posição desde que evitem flexionar os quadris mais de 90 graus durante o sexo. Devido a essa limitação, algumas opções – como ficar sentada – são arriscadas após a cirurgia de quadril. Isso também torna inseguro fazer sexo em posições inclinadas e apoiada nas mãos e joelhos.
- De modo geral, a posição mais segura para mulheres que fizeram uma prótese de quadril é a mais tradicional, chamada popularmente de “papai e mamãe”. Vale destacar que é importante que as pernas mantenham-se abertas e com os dedos dos pés apontados para fora.
- Assim como os homens, as mulheres também pode fazer sexo com segurança apoiadas sobre o lado cirúrgico, desde que essa posição não cause dor. Deitada sobre o lado não cirúrgico, é preciso se certificar de que o lado cirúrgico esteja apoiado em almofadas ou cobertores para evitar torções e rotações internas.
A recomendação final é ir devagar e parar se sentir dor ou incerteza no começo. Com o tempo, estas limitações tendem a diminuir e na maioria dos casos os pacientes tem vida sexual absolutamente normal.
Outros artigos
Artrite Reumatoide: o que é, sintomas, causas e tratamento
A artrite reumatoide é uma doença autoimune crônica que afeta as articulações, causando inflamação e danos progressivos no corpo. Nessa condição, o sistema imunológico ataca erroneamente o revestimento das articulações (a membrana sinovial), levando a [...]
Cirurgia do Lula: o que é e como é feita a artroplastia total do quadril
O presidente Lula, de 77 anos, acabou de passar por uma artroplastia total do quadril, no lado direito do corpo. A cirurgia foi realizada na unidade de Brasília do hospital Sírio-Libanês. Mas você sabe o [...]
Sabia que existe tendinite no bumbum? Entenda o que é a tendinite glútea, causas e como tratar
Nem todo mundo sabe, mas tendinite no bumbum existe, sim. Chamada de tendinite glútea, ela é uma condição que afeta a região dos glúteos e pode ser bastante incômoda. A tendinite é uma inflamação dos [...]