Como aliviar as dores da bursite no quadril

Neste conteúdo, confira como é gerada a bursite no quadril, qual tratamento e se é necessário fazer cirurgia

Onde existe uma fricção entre músculos, tendões e ossos, geralmente existe uma estrutura chamada bursa. A bursa é uma bolsa fina que contém um fluido usado para lubrificar a área e reduzir a fricção. Uma pessoa tem quatro ou mais bursas trocantéricas em cada quadril – saiba tudo sobre o quadril aqui.

No entanto, quando há muita fricção ou lesão na bursa, é gerada uma inflamação nessa área – chamamos de bursite quando isso acontece, trazendo dores e dificuldade até de dormir. Enquanto a inflamação evolui, a bursa perde sua função de fazer deslizar suavemente os músculos, tendões e ossos – assim, suas paredes engrossam. É o que causa tanta dor.

Geralmente os pacientes que passam por bursite trocantérica podem ter também doença na lombar, diferença de comprimento entre as pernas, a articulação sacroilíaca está comprometida, há artrose no joelho e entorse no tornozelo. São essas as causas internas que podem irritar a bursa do quadril, causando a bursite.

Tratamento para bursite no quadril

Dependendo do quadro do paciente, pode-se evitar a cirurgia em boa parte dos casos. Medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios, fisioterapia e infiltrações (ou seja, injeções de anestésico e/ou esteróides) podem aliviar bastante o quadro.

Cirurgia indicada para bursite no quadril

Quando os sintomas trazem limitações demais e o tratamento acima não surtiu efeito, a cirurgia será a indicação do médico. Não tenha medo, se for o seu caso. A artroscopia é um procedimento seguro, que remove a bursa inflamada e libera tecidos que causavam pressão sobre ela.

2023-04-24T22:14:50-03:00
Ir ao Topo