Dores no joelho são uma queixa muito comum entre pessoas de todas as idades. Por ser uma estrutura instável, que suporta bastante peso e diferentes tipos de movimentos, os joelhos estão expostos a vários problemas que podem surgir.

As mulheres são as mais suscetíveis a ter lesões nessa região. E elas são o público mais exposto à artrose também. Assim, têm cinco vezes mais chance de sofrer uma ruptura do cruzado do que os homens. Na fase pré-menstrual, elas também ficam mais propensas a lesões, já que se movimentam mais. E naturalmente as mulheres têm os ligamentos mais frouxos, menos estabilidade de postura e uma bacia maior – isso faz com que elas tenham os joelhos apontados para dentro, o que coloca o ligamento cruzado anterior em risco.

Já os homens têm lesões no joelho geralmente por trauma, contusão ou sobrecarga. Outras causas de dor no joelho, que podem acometer qualquer pessoa: distensões ou entorses, tendinites ou bursites, lesão nos meniscos, cartilagem rompida, ou ainda infecção, síndrome da dor patelofemoral e, por fim, doenças reumáticas, como artrite reumatoide, artrose, lúpus e gota.

Para avaliar o quadro é preciso buscar um ortopedista com experiência e especializado em joelho. Ele vai analisar as causas, sintomas e o melhor tratamento a ser seguido. Cada caso exige procedimentos diferentes. O importante é não ficar mascarando a dor com analgésicos e buscar ajuda médica especializada o quanto antes.

Dicas para manter o joelho saudável:

  • No caso de treinos de musculação, busque exercitar a musculatura posterior e inferior das coxas de maneira igual. Para isso, pode ser necessário a ajuda de um personal trainer, que observe se as duas partes estão sendo trabalhadas igualmente. O desequilíbrio entre os grupos de músculos aumenta o risco de lesões.

  • Cuidado com atividades esportivas que exigem movimentos bruscos e mudanças de direção com alta velocidade. Elas estão entre as principais causas de lesões nos joelhos.

  • Mulheres: evitem saltos finos (pelo menos por tempo prolongado) e mantenham a articulação saudável e livre de dores. Prefiram tênis com um bom amortecimento, principalmente se for praticar esportes.

  • Se você tiver alguma lesão nos joelhos, aplique imediatamente uma compressa de gelo. Jamais utilize bolsas de água quente, pois podem agravar a lesão.

  • Caso se machuque, suspenda a atividade física e só volte após a liberação do ortopedista especialista em articulações.

[fusion_widget_area name=”avada-blog-sidebar” title_size=”” title_color=”” background_color=”” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” /]

Outros artigos

  • Dr Marco Aurélio - https://drmarcoaurelio.com.br

7 atividades físicas para praticar no verão

O verão é a época perfeita para aproveitar o ar livre e variar seus exercícios físicos. Aqui estão alguns tipos de atividades que podem ser praticadas durante essa estação, proporcionando diversão e benefícios para a [...]

FALE CONOSCO

Você pode entrar em contato pelos telefones, redes sociais ou pode enviar uma mensagem