São muitas as dores que a artrose traz. Quem tem, sabe que não é fácil. Chega uma fase em que não se consegue mais fazer as longas caminhadas, ou ficar sentado por muito tempo. Mas antes que cheguem essas dores, que imobilizam mesmo e precisam de tratamento cirúrgico, há algumas dicas que podem ajudar a amenizar a dor da artrose:

1 – Perder peso

O peso corporal comprime as articulações e com isso pode aumentar as dores. Uma perda de 10 a 15% do peso já é um ótimo caminho para se sentir mais leve e assim, ameniza-se as dores da artrose.

2 – Use joelheiras

Em alguns casos elas podem ser úteis aumentando a sensação de segurança e aliviando as dores.

3 – Saltos?

Para as mulheres, sapatos mais confortáveis, como sapatilhas, tênis estilosos e sandálias mais baixas podem ser de grande valia nessa hora. Esqueça por um tempo os saltos. Se necessário, escolha palmilhas para adequar a pisada e diminuir a pressão sobre joelhos ou quadris com artrose.

4 – Chás, acupuntura, massagem funcionam?

Não há comprovação científica de que ajudem a aliviar as dores da artrose. Suplementos de glucosamina e sulfato de condroitina também não têm efeito de melhora dos sintomas, de acordo com a ciência. Analgésicos como paracetamol podem ajudar no alívio das dores, mas têm ação temporária. Apenas dão um tempo para procurar ajuda médica.

5 – Caminhadas: parar ou fazer mais?

Ficar parado nunca é bom. Mas se os exercícios causam dor, pare por um tempo, até que possa consultar um médico. Ele vai orientar o melhor exercício, a frequência e a intensidade de acordo com seu quadro.

Afinal, quando a artrose chega ao estágio de “osso no osso”, não tem jeito. Nesse caso, a melhor dica é mesmo levar em consideração a cirurgia de prótese de joelho ou prótese de quadril. É algo bem comum nos Estados Unidos e na Europa, porque apenas a cirurgia é capaz de devolver a qualidade de vida e eliminar completamente as dores da artrose. Com a técnica minimamente invasiva AMIS, a recuperação é rápida. Veja os depoimentos que apontam para isso.

[fusion_widget_area name=”avada-blog-sidebar” title_size=”” title_color=”” background_color=”” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” /]

Outros artigos

  • Dr Marco Aurélio - https://drmarcoaurelio.com.br

7 atividades físicas para praticar no verão

O verão é a época perfeita para aproveitar o ar livre e variar seus exercícios físicos. Aqui estão alguns tipos de atividades que podem ser praticadas durante essa estação, proporcionando diversão e benefícios para a [...]

FALE CONOSCO

Você pode entrar em contato pelos telefones, redes sociais ou pode enviar uma mensagem