São muitas as dores que a artrose traz. Quem tem, sabe que não é fácil. Chega uma fase em que não se consegue mais fazer as longas caminhadas, ou ficar sentado por muito tempo. Mas antes que cheguem essas dores, que imobilizam mesmo e precisam de tratamento cirúrgico, há algumas dicas que podem ajudar a amenizar a dor da artrose:

1 – Perder peso

O peso corporal comprime as articulações e com isso pode aumentar as dores. Uma perda de 10 a 15% do peso já é um ótimo caminho para se sentir mais leve e assim, ameniza-se as dores da artrose.

2 – Use joelheiras

Em alguns casos elas podem ser úteis aumentando a sensação de segurança e aliviando as dores.

3 – Saltos?

Para as mulheres, sapatos mais confortáveis, como sapatilhas, tênis estilosos e sandálias mais baixas podem ser de grande valia nessa hora. Esqueça por um tempo os saltos. Se necessário, escolha palmilhas para adequar a pisada e diminuir a pressão sobre joelhos ou quadris com artrose.

4 – Chás, acupuntura, massagem funcionam?

Não há comprovação científica de que ajudem a aliviar as dores da artrose. Suplementos de glucosamina e sulfato de condroitina também não têm efeito de melhora dos sintomas, de acordo com a ciência. Analgésicos como paracetamol podem ajudar no alívio das dores, mas têm ação temporária. Apenas dão um tempo para procurar ajuda médica.

5 – Caminhadas: parar ou fazer mais?

Ficar parado nunca é bom. Mas se os exercícios causam dor, pare por um tempo, até que possa consultar um médico. Ele vai orientar o melhor exercício, a frequência e a intensidade de acordo com seu quadro.

Afinal, quando a artrose chega ao estágio de “osso no osso”, não tem jeito. Nesse caso, a melhor dica é mesmo levar em consideração a cirurgia de prótese de joelho ou prótese de quadril. É algo bem comum nos Estados Unidos e na Europa, porque apenas a cirurgia é capaz de devolver a qualidade de vida e eliminar completamente as dores da artrose. Com a técnica minimamente invasiva AMIS, a recuperação é rápida. Veja os depoimentos que apontam para isso.

Outros artigos

VOLTAR PARA TODOS OS POSTS

FALE CONOSCO

Você pode entrar em contato pelos telefones, redes sociais ou pode enviar uma mensagem

Agendar uma consulta
WhatsApp
Formulário