A necessidade da cirurgia de prótese de quadril é mais comum em pacientes idosos, devido a artrose ser mais comum nesta faixa etária. Na série O Hospital foi mostrado um caso em que operei um paciente jovem com osteonecrose da cabeça femoral. Nos termos técnicos: necrose asséptica da cabeça femoral. Esta doença é a causa mais comum para a realização da cirurgia de prótese de quadril em pacientes jovens.
Ela ocorre quando o fornecimento de sangue para a cabeça do fêmur (osso da coxa) é interrompido. Como as células ósseas precisam de suprimento constante de sangue para se manterem saudáveis, com a falta dele, o tecido ósseo morre, acontecendo a osteonecrose que pode levar à destruição total da articulação do quadril. Embora possa ocorrer em qualquer osso, ela afeta mais frequentemente o quadril.
O que acontece é que muitas pessoas não apresentam sintomas nos estágios iniciais da doença. E pior, muitas pessoas desenvolvem a osteonecrose em ambos os lados (bilateralmente) – ambos os quadris ou joelhos. E em mais de 50% das pessoas com osteonecrose a causa da interrupção do fornecimento de sangue é desconhecida.
Por isso, reuni aqui algumas das principais causas da osteonecrose e as principais formas de prevenção.
Principais causas da osteonecrose:
- Luxações, fraturas ou outras lesões do quadril, que podem danificar os vasos sanguíneos e prejudicar a circulação dele para a cabeça do fêmur.
- Uso excessivo de álcool, que pode causar a formação de depósitos de gordura nos vasos sanguíneos e elevar os níveis de cortisona, diminuindo do fornecimento de sangue para o osso.
- Medicamentos corticosteróides, embora não se saiba exatamente por que esses medicamentos podem levar à osteonecrose, pesquisas mostram que há uma conexão entre a doença e o uso de corticosteroides em longo prazo.
- Outras patologias. A osteonecrose está associada a outras doenças, como Doença de Caisson (doença do mergulhador), doença falciforme, distúrbios mieloproliferativos, Doença de Gaucher, lúpus eritematoso sistêmico, Doença de Crohn, embolia arterial, trombose e vasculite.
Como prevenir a osteonecrose
- Limite o consumo de álcool.
- Mantenha os níveis de colesterol baixos – pedaços minúsculos de gordura são a substância mais comum que bloqueia o fornecimento de sangue aos ossos.
- Monitore o uso de esteróides. Certifique-se de que seu médico saiba sobre seu uso passado ou presente de esteróides em altas doses. O dano ósseo relacionado aos esteróides parece piorar com ciclos repetidos de esteróides em altas doses.
- Não fume. Fumar aumenta o risco.
Outros artigos
Benefícios da dança recreativa para a saúde do corpo e da mente
Você já pensou em praticar uma atividade física, mas não se sente motivado com as opções tradicionais como musculação ou corrida? Talvez a dança seja a solução perfeita para você! Benefícios da dança recreativa A [...]
Gramado sintético e lesões: mito ou realidade?
Nos últimos dias, o futebol brasileiro foi palco de uma polêmica que ganhou força nas redes sociais e entre os próprios jogadores: há relação entre gramado sintético e lesões? Nomes como Neymar, Thiago Silva e [...]
Sistema robótico ROSA em cirurgias de prótese de quadril: como funciona e vantagens
O sistema ROSA (Robotic Surgical Assistant) é um assistente cirúrgico robótico desenvolvido para ajudar os cirurgiões durante cirurgias de prótese de quadril. Ele combina a precisão da robótica com a experiência do cirurgião para melhorar [...]