Assim como a tendinite no quadril, a tendinite no joelho é uma inflamação que atinge os tendões – nesse caso, são as estruturas fibrosas entre os músculos e os ossos da região do joelho. Os principais tendões dessa área são o tendão patelar, o poplíteo e os tendões dos músculos da pata de ganso.

Geralmente, atletas que praticam esportes como basquete, vôlei, futebol e atletismo são os mais afetados pela doença. Mas não são só eles, claro. Os idosos também podem ser afetados, por conta do desgaste progressivo das articulações. E todas as pessoas que exigem bastante dos músculos dos joelhos ou lhes dão carga excessiva estão sujeitas a ter tendinite no joelho.

Leia também:

Sintomas de tendinite no joelho

Os sinais da tendinite do joelho aparecem aos poucos. Um simples desconforto após realizar atividade física, muitas vezes é confundido com fadiga muscular em um primeiro momento. Em um segundo momento, há dor já no começo dos exercícios e surge um inchaço no tendão. Quando o quadro se torna mais crônico, as fibras do tendão são alteradas e surge um processo inflamatório na região.

Os sintomas podem piorar com movimentos anormais e aumento das atividades. No tendão patelar, os sintomas aparecem na região inferior da patela. Já quando a tendinite afeta o tendão do músculo poplíteo, a dor é atrás do joelho. Na tendinite de pata-de-ganso, a dor se localiza dentro do joelho.

Tratamento para a tendinite no joelho

O tratamento da tendinite do joelho leva em consideração o grau de inflamação dos tendões e se existem outras causas envolvidas, como a artrose. Nesse caso, é preciso tratar a degeneração e não apenas aliviar os sintomas. Evite a automedicação e não subestime sua dor. Procure um médico ortopedista que seja especializado e investigue a real causa da tendinite para tratá-la.